Seu navegador não suporta JavaScript!

junho

15

O ataque ao agronegócio não faz sentido.

Postado por Arkétipo Agrocomunicação em Marketing No Agronegócio
Ignorar esses ataques pode se transformar num brutal e intransponível obstáculo. O agronegócio precisa de uma direção de marketing com urgência.
Imagem do Post

Ataques contra o agronegócio representam o berro da insensatez. Alguns documentários e especiais jornalístico chegam ao absurdo de dizer que o Brasil será transformado num grande deserto, documentários com uma locução cadavérica, associam a atividade da agropecuária brasileira atual como uma versão do inferno de Dante. 
 
Esses documentários chegam a falar de genocídio consentido, de leite materno contaminado, de destruição, e apontam produtores rurais como se fossem terroristas do Boko Haram.
 
O uso de produtos para combater pragas e doenças nos vegetais, agrotóxicos, são malhados cotidianamente nessas visões sócio críticas, ideológicas e utópicas. Eu não gosto de veneno, você não gosta de veneno; eu não gosto de remédios, ninguém gosta de remédios; ou de correr e ficar nas filas para tomar vacina contra a gripe, enfim. Mas, infelizmente eu preciso dos remédios e não há forma de produção em escala num ambiente tropical como o brasileiro onde não temos invernos regulares, neve, sem o uso de produtos que combatam pragas e doenças nas plantas.
 
Qual o grande problema? A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.  Com práticas corretas e dentro da lei vigente, a ciência assegura, e a rastreabilidade já em andamento no Brasil rastreia e informa. A produção biológica é bem-vinda, produção orgânica é bem-vinda, produção da integração lavoura, pecuária e floresta é excelente, produção de agricultura de baixo carbono é ótima, práticas conservacionistas em toda forma de produzir é coisa sagrada. Já aprendemos a plantar em plantio direto, plantar capim com milho, capim com soja e tudo isso com árvores. E tem muita gente, agricultores exemplares no uso da melhor ciência com as melhores práticas sustentáveis.
 
Os ataques ao agronegócio são mal intencionados. São ataques de cunho sócio critico e ideológico. Para atacar as empresas, as corporações e o capitalismo atacam seus produtos, para saber devemos consultar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico (IAC), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e outras universidades, cooperativas, o Conselho Cientifico para Agricultura Sustentável, e sim, principalmente, promover produtores rurais que fazem tudo isso muito bem feito e pagar mais para eles por isso.
 
O futuro do agronegócio será o de sustentabilidade intensiva, a agricultura inteligente, smart farming, a oportunidade mundial, contra os riscos planetários da fome, desertificação, produção de água, e empreendedorismo rural de todos os portes.
 
Precisamos de uma direção de marketing do agronegócio como um todo. Uma missão para ter a coordenação do Ministério da Agricultura e contar com o suporte das entidades e associações representativas do setor. Numa pesquisa realizada com a população leiga e urbana de São Paulo, quando se pergunta: quais insumos são necessários para fazer agricultura, quase metade dos respondentes disseram “agrotóxicos”. Isso significa uma overdose de percepção associada apenas a esse insumo. Quando perguntamos o nome de alimento saudável, a resposta vem “orgânico”. Nada contra o orgânico, muito ao contrário, segmento justo e válido e com lugar assegurado no futuro, porém, a grande massa alimentar vem da escalabilidade que passa a utilizar sustentabilidade intensiva e se não administrarmos as percepções dos consumidores finais, dos cidadãos, teremos barreiras difíceis no futuro breve. O que ignoramos se transforma num brutal e intransponível obstáculo. O agronegócio precisa de uma direção de marketing com urgência.
 
José Luiz Tejon Megido
Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.
 

---------------------------------------------------

Saiba mais sobre Marketing no Agronegócio:

Curta a nossa Fanpage: https://www.facebook.com/ArketipoPropaganda/
Nos encontre no Instagram: arketipoagro

Publicações referentes:

http://revistasafra.com.br/

Tags:

agronegócio, agribusiness, agromarketing, agrocomunicação, rastreabilidade, orgânicos, sustentabilidade