Seu navegador não suporta JavaScript!

janeiro

17

A internet das vacas, do solo, da água e outras coisas

Postado por Arkétipo Comunicação Estratégica para o Agronegócio em Mercado Agrícola
Inteligência artificial, drones, ferramentas de gestão, monitoramento, são tecnologias e recursos que estão chegando para auxiliar o agricultor ou pecuarista a ser mais produtivo com eficiência.
Imagem do Post

A última edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz uma série de novidades tecnológicas que já estão sendo usadas no campo e que logo farão parte da rotina do empresário rural.

Inteligência artificial, drones, ferramentas de gestão, monitoramento, são tecnologias e recursos que estão chegando para auxiliar o agricultor ou pecuarista a ser mais produtivo com eficiência.

Imagem no corpo do Post

 

Drones

A agricultura está entre as atividades econômicas que vão colher mais benefícios, dentre tantas outras que os drones podem revolucionar. Os VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) auxiliam o mapeamento de pragas, queimadas e outros incidentes nas plantações, além de pulverizar o solo com precisão e em tempo recorde. De acordo com a Sociedade Nacional de Agricultura, o agronegócio deverá ser um dos principais compradores de VANTS nos próximos anos.
www.sensormap.com.br/vant/

JetBov – sistema de monitoramento de gado

É uma plataforma que permite o acompanhamento de todas as fases do ciclo de corte, incluindo as etapas de reprodução, engorda e venda dos animais.

Com um app, é possível coletar dados como procedimentos sanitários, datas de vacinas e evolução de peso. As informações são enviadas para servidores e traduzidas em relatórios que orientam os pecuaristas na tomada de decisões. O processo pode ser feito mesmo sem conexão com internet. As assinaturas mensais custam R$ 100,00.
Site: www.jetbov.com

Tbit – controle de qualidade para sementes

A partir de uma tecnologia de captação de imagens, o sistema processa mais de 300 parâmetros relacionados à saúde de sementes de milho e soja. Os relatórios incluem diagnósticos detalhados sobre o equilíbrio nutricional, potencial de germinação e danos causados por pragas. Os diagnósticos saem em cerca de três dias. É possível alugar o equipamento de captação de imagens e comprar apenas a licença do software.
Site: www.tbit.com.br

 

 

Tendências globais – o que ainda vai chegar por aqui

CropX – controle de irrigação

Uma startup israelense que desenvolveu um sistema que analisa o volume mínimo de água para irrigar diferentes tipos de solos e lavouras. Para isso, os agricultores precisam baixar o aplicativo e instalar três sensores no chão. A assinatura anual custa U$ 275.
Site: www.cropx.com 

Trace Genomics – diagnósticos de solo

A startup americana usa learning machine e sequenciamento genético para realizar diagnósticos de solo em diferentes tipos de lavoura. Os produtores podem enviar pequenas amostras de terra e o sistema identifica fungos e bactérias que podem comprometer a produtividade de plantações.
Site: www.tracegenomics.com

Descartes Labs – mapeamento aéreo

Satélites captam mais de 5 terabytes de fotografias diariamente. As imagens são processadas e em seguida os dados são convertidos em previsões climáticas e análises geográficas. O Brasil está incluído nas regiões mapeadas.
Site: www.descarteslabs.com    

Imagem no corpo do Post

Publicações referentes:

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

Tags:

agronegócio, tecnologia, cropscience, drones, vants, agricultura, pecuária